Risco de mercado: o que é e como ele pode influenciar seus investimentos

Saiba mais sobre o risco de mercado e como fazer investimentos mais seguros.

Muitas pessoas ainda ficam temerosas de fazer investimentos por conta dos chamados “riscos”. Mas você sabe o que são os riscos de mercado?

Toda aplicação possui algum risco, que está sujeito às mudanças do mercado financeiro. Normalmente, quanto maior o risco, maiores também são as chances de ter um rendimento mais valorizado. Ou seja, há uma relação direta entre os riscos e a possibilidade de ampliar seu patrimônio.

No mercado financeiro, os riscos são definidos a partir do potencial negativo que aquela aplicação possui. Ou seja, quais são as chances daquele investimento não sair como o esperado ou representar uma perda nos valores.

Há maneiras de lidar com o risco de mercado preservando a sua renda ao tomar certos cuidados. Por isso, é importante contar com a experiência de profissionais que já tenham uma boa vivência no mercado financeiro.

Veja abaixo a explicação do que é o risco de mercado e como ele irá influenciar os seus investimentos.

Risco de mercado: o que é?

O risco de mercado se define a partir das mudanças nos preços e outros parâmetros de mercado que um investimento está sujeito. Normalmente esses parâmetros são as ações, taxas de câmbio, curvas de juros, volatilidades e outras correlações.

Para chegar ao risco de mercado, é necessário levar em consideração a oscilação dos preços dos ativos – ou seja, a volatilidade. Isso significa que o risco é proporcional à volatilidade das ações. O prazo de aplicação também interfere, pois quanto maior o tempo de vencimento, maior o risco de mercado.

Uma metodologia para medir um risco de mercado é a “V@R”, ou “Value at Risk”. Ela representa uma perda potencial em valor – sendo definido também uma quantidade de dias de negociação, ou seja, esse valor de risco é calculado a partir de um intervalo de tempo.

Como existem muitas variáveis que podem interferir nesses riscos, principalmente de acordo com a variedade de investimentos que existem nas carteiras de investidores, é sempre aconselhável buscar as recomendações de especialistas que acompanham oscilações do mercado e conhecem o comportamento.

Risco de mercado e outros tipos de risco

No entanto, o risco de mercado não é o único que incide sobre os investimentos. Conheça outros tipos de risco e entenda as diferenças.

 

Risco de Mercado e Risco de Liquidez

O risco de liquidez diz respeito às chances de precisar se desfazer de seus investimentos em um mau momento para suas ações. No caso de um imóvel, por exemplo, que possui uma transação mais demorada, se você precisar vendê-lo com urgência, provavelmente terá que oferecer um bom desconto.

 

Risco de Mercado e Risco de Crédito

O risco de crédito é difícil de ser calculado, pois corresponde às chances de inadimplência. Ou seja, é o risco do investidor não receber os valores de suas ações pela empresa não ter como pagá-las.

 

Risco de Mercado e Risco Operacional

O risco operacional são as chances de haver enganos na execução de suas ordens de investimento. Um exemplo disso é quando o investidor dá uma ordem de compra de um determinado título, mas a sua corretora não executa a compra por algum motivo interno.

Como o risco de mercado pode influenciar seus rendimentos

Mas o que o risco de mercado pode causar em seus rendimentos? Isso depende de cada tipo de rendimento que o investidor possui. Veja abaixo as diferenças entre os principais tipos de investimento.

 

Risco de mercado para Renda Fixa

Esse tipo de investimento costuma sofrer menos com os riscos de mercado. Diante de uma alta volatilidade, o mercado fecha e deixa de ser negociado – uma maneira de reduzir o risco de mercado.

 

Risco de mercado para Ações

Esse tipo de investimento é o que está mais sujeito ao risco de mercado. Ao mesmo tempo, é possível diversificar os investimentos na Bolsa de Valores para controlar esses riscos.

 

Risco de mercado para Fundo de Ações

A melhor maneira de se proteger do risco de mercado no fundo de ações é garantir uma carteira bastante diversificada, ficando menos sujeito à volatilidade do mercado.

 

Risco de mercado para Fundos Multimercados

Existem diversos tipos de fundo multimercados. Existem opções com baixa volatilidade, ideal para os perfis mais conservadores, apresentando também baixo risco de mercado, e há também os fundos que são mais voláteis, para os investidores que preferem correr mais riscos, além de ganhar mais rendimentos.

 

Risco de mercado para Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários estão sujeitos ao risco de mercado geral e também do próprio setor. Ou seja, estão sujeitos a volatilidade na economia e no setor imobiliário, o que pode tornar uma aventura maior para investidores de primeira viagem que não estão bem assistidos.

 

Risco de mercado para Câmbio

A volatilidade do câmbio pode aumentar quando os investidores buscam investimentos mais seguros, enquanto questões como eleições presidenciais podem interferir nos mercados financeiros.

Como manter seus investimentos seguros do Risco de Mercado

A melhor dica para manter os investimentos seguros é criar uma carteira bem diversificada. Isso permitirá que, ainda que alguns de seus investimentos estejam em ações com alta volatilidade, você tenha uma certa segurança vinda de outras formas de rendimento.

A educação financeira também é muito importante para se proteger contra os riscos. Manter-se atualizado do que acontece no mercado e quais são as tendências para os próximos momentos é algo essencial para que você tome decisões que beneficiem a sua carteira de investimentos.

A Capital Research é um dos principais portais de conteúdo para você se manter bem informado sobre o mercado financeiro. Acompanhe os artigos do site e esteja pronto para tomar decisões mais adequadas aos seus objetivos ao investir!

Recomendados

Investimentos

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir

A Bolsa de Valores pode ser uma maneira de aumentar a rentabilidade dos seus ...

3 meses atrás

Investimentos

Capitalização simples: entenda o conceito e impactos nos investimentos

Saiba mais sobre a capitalização simples, como calcular e qual sua utilidade para o ...

1 mês atrás

Investimentos

Como comprar ações online

Investir na Bolsa de Valores é uma realidade que pouco a pouco vem conquistando os ...

2 meses atrás